domingo, 25 de outubro de 2009

Vencer é importante ou não?


Essa concerteza é uma das maiores mentiras da humanidade. ontem enquanto lia" jack farrell e a serpente emplumada- jean angelles" me deparei com esta reflexão:

"vitoria: ato de vencer o inimigo numa batalha. dentro dessa definição,bastante limitada, vitoria implica necessariamente em um vencido. assim para se ganhar, outro terá que perder. outro que muito provavelmente, acalenta os mesmo sonhos de triunfo daquele que venceu. se o vencedor, ao obter sua vitoria, explode em alegria, como será que se sente o vencido? será mesmo possivel ser feliz a custa da tristeza de outro?podemos argumentar que todos devem estar preparados para a derrota, que o importante é saber competir. entretanto, somos condicionados a só considerar a vitoria. a persegui-la mesmo, já que, segundo se diz a historia é escrita pelos vencedores. e o que existiria de tão inebridade em uma vitoria, que alguns são capazes de passar por cima de tudo,etica, moralidade, principios e até mesmo sua honestidade, para alcança-la? será que o mundo é tão competitivo a ponto de exortar a vitoria a qualquer custo? dessa forma é dificil acreditar que alguem realmente esteja preparado para a derrota. aquele que é derrotado deve se considerar um fracassado? e aquele que venceu, viverá com medo de um dia perder, refem dessa expectatica? será que o discurso do "importante é competir" é apenas retoriaca politicamente correta e que na pretica, no mundo real, as coisas não são bem assim? ou será que nosso conceito de vitoria e derrota está errado, talvez distorcido? poderia você abrir mão de sua vitoria apenas para ver o seu oponente feliz? e poderia ele fazer o mesmo? e se fosse assim, qual seria o valor dessa "vitoria"?"

sempre ouvimos falar que o importante é competir e não ganhar mais você compete algo pensando em apenas se divertir? dificilmente . você entra em uma disputa para ganhar, e mostrar o quão bom você é. eu sei eu sou assim. mas vencer significa deixar o outro triste, será que isto realmente vale a pena?
os perdedores realmente merecem o limbo do esquecimento? não por que todos somos vencedores e perdedores. ganhamos umas perdemos outras, não podemos humilhar nossos competidores que perderam, porque algum dia já perdemos e não gostamos da humilhação.

Todo mundo merece o 1° lugar. Ninguem é um perdedor em tudo, somos feito de vitorias e derrotas.
sigam em paz e lembre-se Vencer não é tudo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o Post... o importante é aprendermos a nos superar, e não ficar competindo que nem louco por um ideal que não é nosso.

Anônimo disse...

muito bom msm

Unknown disse...

ADOREI MUITO POIS REALMENTE NÃO É FACIL PERDER + FAZ PARTE NUNCA SE PODE GANHAR TODAS + FALA SERIO PERDER É MUITO TRISTE RSRSRS.

Pedro Prado disse...

Muito Legao o post , seu blog!!
Eu particularmente não gosto de perder , fico triste com raiva e brigo com todos.....Mesmo ouvindo sempre Não podemos ganhar todas!!
=)
To te seguindo!!