sábado, 17 de outubro de 2009

Horario de verão



Araçatuba - A partir da meia-noite de hoje, moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão no Brasil visa reduzir o consumo de energia e a sobrecarga nos horários de pico. Segundo dados da CPFL Paulista, empresa concessionária do setor elétrico na região, a previsão de economia de energia nos 126 dias de horário de verão, somente na cidade de Araçatuba, é de 29.963.857 KWh (quilowatts-hora). Considerando a economia nos 239 municípios atendidos pela companhia, a redução no consumo de energia no período será de 70.829 MWh (megawatts-hora), volume suficiente para atender a cidade de Araçatuba por 71 dias.

O término será à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010, sete dias a mais que a duração do ano anterior.A medida é adotada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do País durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Segundo a CPFL Paulista, o principal objetivo do horário de verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18h às 21h.

"Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entra em operação a iluminação pública, placas de luminosos comerciais etc.

No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair", esclareceu a companhia. "Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade." Esta é 39ª edição do horário de verão no Brasil.
O PERÍODOO: o horário de verão deste ano vai até o dia 21 de fevereiro de 2010 em dez estados brasileiros. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.Fundado em 1932 no governo de Getúlio Vargas, o horário de verão tem agora data fixa para começar e terminar, conforme lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste ano. De acordo com as regras aprovadas, o horário de verão terá início no terceiro domingo de outubro e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. fonte (http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?123886)


***

Não sei vocês mas eu não gosto do horario de verão, acho que economizar energia é bom ok, mas vira uma bagunça, e até você se acustumar já acabou... o seu organismo entra em pani, você acorda perdido, come no horario errado, e etc. minha vó não segue esse horario ela nem muda a hora nos relogios, esperta ela que continua fazendo comida no horario normal, e tudo mas.

E vocês o que preferem o horario de verão ou o normal? porque?

Sigam em paz.

3 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Gosdtei da sua avó. Deve ser uma pessoa de personalidade...hehehe. Pra falar a verdade, não tenho nada contra o horário de verão. Até gosto pq o dia rende mais e custa pra escurecer.

Abraço

Unknown disse...

ODEIO ESSE HORARIO DE VERÃO VC ACORDA COM SONO O DIA FICA COMPRIDO DE+ MUITO RUIM PUDIA ACABAR ESSA PORCARIA.

Marcus disse...

só de saber que amanha tem que acordar 1 hora mais cedo, já desanima!