domingo, 14 de junho de 2009

com tanta violencia assim aonde vamos parar?

segue abaixo um texto de luis fernando verissimo, estudei ele no começo do ano na escola e achei legal. segurança
O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança.Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto.Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá.Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.Mas os assaltos continuaram.Decidiram eletrificar os muros.Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar.Mas os assaltos continuaram.Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas.Todas as janelas foram engradadas.Mas os assaltos continuaram.Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível.Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas.Para sair, só com um exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.Mas os assaltos continuaram.Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaramse para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema.Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.E ninguém pode sair.Agora, a segurança é completa.Não tem havido mais assaltos.Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua.Mas surgiu outro problema.As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.A guarda tem sido obrigada a agir com energia.

esse texto nos leva a pensar que logo teremos que nos prender para ficarmos a salvo de tanta violencia,assaltos,abusos sexuais. de tanta monstruosidade.
porque a maioria dos assasinos,sequestradores,asaltantes estão livres para ir e vir.
aonde vamos parar?
temos medo até de ir na esquina, com medo de ser morto ou assaltado.
porque foi o tempo que você podia andar tranquilamente por ai.
que um dia essa barbaridade,violencia, acabe.
muita paz a todos.

3 comentários:

Adriana Calábria disse...

Não conhecia o texto. Mas o Veríssimo como sempre é muito bom.

Bjsss

Patrícia disse...

Essa reflexão me fez lembrar a música Minha Alma do Rappa... "As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão"
Somos reféns do medo e da insegurança que predomina, sem exagero, nas grandes cidades do Brasil!

Lamentavalmente, uma bola de neve essa questão!
E a gente segue...

Bjss! Obrigada pelo coment no meu blog, espero te ver sempre por la! Fique na PAZ!

ROSELY disse...

ONTEN FUI AO ENTERRO DE UM AMIGO QUE FOI CRUELMENTE ASASSINADO POR UM MENINO QUE FOR SER MENOS Ñ IRA PARA A CADEIA ,VI UMA DE MUITAS CENAS TRISTE SUA POBRE MÃE AOS PRANTOS SE DESPENDINDO DAQUELE JOVEM QUE TERIA MUITOS ANOS DE VIDA PELA FRENTE SE Ñ FOSE ESE MONSTRO QUE SEM SE PREOCUPAR EM QUANDA DOR DARIA AQUELA POBRE MÃE, DESPEDIDA ESSA QUE COM CERTEZA Ñ SERA A ULTIMA POIS NESSE MOMENTO MUITAS OUTRAS MÃES ESTÃO SENTINDO E PASSANDO PELA MESMA DOR POIS DIARIAMENTE MUITOS OUTROS JOVEM SÃO ASASSINADOS FICA AI UMA UNICA PERGUNTA ATE QUANDO ISSO IRA ACONTECER??
NOSSA LEI TA MUITO CADUCA DEVE SER MUDADA O QUANTO ANTES POIS SE É MENOR PARA MATAR PQ Ñ SE PODE SER JULGADO COMO UM DE MAIOR POIS SE COMETE A MESMA VIOLENCIA DE UM?
ESSE MONSTRO POIS É ASSIM QUE O CLASSIFICO POIS SOMENTE SENDO ISSO PARA TAMANHA CRUELDADE Ñ PENSOU QUE TRARIA DOR SOFRIMENTO A MÃE DESSE JOVEM ASSIM COMO A SUA PROPRIA MÃE AGORA FICA SE É QUE ISSO IRA ACONTECER COMENDO AS CUSTAS DESSA MÃE QUE SEU FILHO FOI ASASSINADO POR ELE +SEU FILHO QUE FOI GERADO COM MT AMOR AGORA ESTA LA NO CEMITERIO SE ACABANDO UMA VIDA INTERROMPIDA E SEM VOLTA,ESSE MONSTRO LOGO ESTA NAS RUAS LIVRE E SABE-SE LA DEUS DOQUE +SERA CAPAZ DE FAZER
FICA AQUI O MEU PROTESTO PARA QUE SE MUDE AS NOSSAS LEIS LUGAR DE MENOR(MONSTRO) ASASSINO É NA CADEIA POR UM LONGO TEMPO PARA QUE TALVEZ ASSIM SE LEMBRE DE QUANTO ELE FOI CRUEL E COVARDE EM TIRAR A VIDA DE UM JOVEM ASSIM COMO ELE QUE SO QUERIA PODER REALIZAR SEUS SONHOS!!!